Residencial

Aumento de carga

Como solicitar aumento de carga?

De acordo com as especificações técnicas da concessionária, para solicitar o serviço de aumento de carga, exige-se um novo padrão de entrada para a instalação elétrica da unidade consumidora. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente – CAC, ou dirija-se a uma de nossas lojas de atendimento presencial.

Informações sobre Cortes

Em quais situações ocorre o corte de energia em uma Unidade Consumidora (UC)?

A empresa distribuidora de energia, conforme estabelecido em Resolução Normativa 414/2010 ANEEL, poderá suspender o fornecimento de energia de forma imediata, nos seguintes casos:
- Quando comprovada a utilização de procedimentos irregulares; revenda de energia ou fornecimento a terceiros sem autorização da distribuidora; ligação clandestina ou religação a revelia; deficiência técnica e/ou de segurança das instalações elétricas.
- Quando informado previamente ao consumidor atraso no pagamento da fatura de energia e/ou serviços prestados pela concessionária, entre outros; o descumprimento de exigências estabelecidas na resolução vigente; encerramento de fornecimento provisório, impedimento ao acesso de funcionários da empresa para fins de leitura e inspeções necessárias.

Informações sobre Débitos

Quando o cliente constrói uma casa nos fundos de outra que possui débitos junto à empresa, ele pode solicitar uma nova ligação para a casa em construção?

Os débitos do cliente condicionam o atendimento às novas solicitações de fornecimento de energia na área de concessão da distribuidora, ou seja, o cliente deverá procurar o atendimento presencial de posse dos documentos pessoais (CPF- pessoa física, CNPJ – pessoa jurídica e RG) e o número da unidade consumidora (UC) para negociar/quitar as pendências e, então, solicitar a nova ligação.

Solicitação de Desligamento

Como solicitar o desligamento de uma Unidade Consumidora (UC)?

Apenas o titular deverá solicitar o desligamento da unidade consumidora (UC). Também, deverá informar/apresentar os documentos pessoais (CPF- pessoa física, CNPJ – pessoa jurídica e RG), o número UC, a leitura atualizada do medidor (do dia do pedido) e comprovante de quitação dos débitos pendentes.

Leitura

Por que não há leitura mensal nas zonas rurais?

Conforme a Resolução 414/2010, “Em unidades consumidoras do grupo B localizadas em área rural, a distribuidora pode efetuar as leituras em intervalos de até 12 (doze) ciclos consecutivos.” Caso o consumidor não efetue a leitura mensal, de acordo com o calendário previamente estabelecido, o faturamento deve ser realizado pela média. A distribuidora, para esses casos, deve realizar a leitura no ciclo subseqüente sempre que o consumidor não efetuar a leitura por 2 (dois) ciclos consecutivos.

Falta de Energia

O que fazer quando faltar energia?

Após o consumidor certificar-se de que não houve corte de energia por falta de pagamento e que, na caixa de medição, o disjuntor não está desarmado, deverá entrar em contato com a empresa para informar todos os dados substanciais para que seja aberto o serviço de falta de energia. Dessa maneira facilitará o trabalho dos eletricistas que farão o atendimento emergencial na UC informada. O atendimento emergencial funciona 24 horas.

Nova Ligação e Religação

Como solicitar religação?

1. Religação para UC cortada por débito e com corte recente – SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO, o cliente deve informar o pagamento do(s) débito(s), que motivou(aram) o corte e solicitar a religação da energia. Atendida as exigências acima, a religação poderá ser solicitada no CAC (0800 722 7272) ou na página institucional em “serviços online religação (normal ou urgência)” ou no atendimento presencial. A(s) fatura(s) deverão ser apresentadas ao atendente e ao eletricista no momento da religação da UC.

2. Religação de energia elétrica para UC desligada, nesse caso, trata-se de pedido de ligação e contempla novo contrato de fornecimento de energia elétrica. Esse pedido de ligação é restrito apenas ao titular ou representante legal. Portanto, o consumidor solicitante/representante legal deverá se dirigir ao atendimento presencial para a solicitação da ligação da UC e deverá apresentar/informar os documentos pessoais, cópia dos documentos do titular e documentos do imóvel, idem aos citados para pedido de ligação nova.

Solicitar religação

Como solicitar nova ligação?

O consumidor solicitante ou representante legal deverá procurar uma loja de atendimento personalizado e apresentar os seguintes documentos.

OBSERVAÇÃO: Se for o representante legal, deverá apresentar a procuração.












































Pessoa física                                                       Pessoa jurídica
1) CPF 1) CNPJ
2) RG ou outro documento oficial com foto 2) Nome da Empresa
3) Atividade (residência, rural ou comércio) 3) Contrato Social (o solicitante deverá figurar no contrato social e apresentar documento oficial com foto: RG, CNH, etc.)
4) Carga Instalada (eletrodomésticos) 4) Atividade (padaria, açougue, farmácia, etc.)
5) Tipo de Padrão (monofásico, bifásico ou trifásico) 5) Carga Instalada (eletrodomésticos)
6) Telefone para contato 6) Telefone para contato
7) Endereço completo 7) Endereço completo
8) Referência (entre ruas) 8) Referência (entre ruas)
9) Documentos do imóvel* 9) Tipo de Padrão (monofásico, bifásico ou trifásico)

*Documentos do imóvel:
Unidade Consumidora sem débitos ou Ligação Nova:
a) Em se tratando do Locatário: Contrato de Locação/Arrendamento(rural) com firma reconhecida;
b) Em se tratando do Proprietário: Escritura Pública ou Contrato de Compra e Venda com firma reconhecida.
c) Em se tratando de Cedente: Autorização do proprietário para efetuar o pedido, com firma reconhecida.

Unidade Consumidora com débitos que não são de responsabilidade do solicitante:
a) Em se tratando do locatário: Contrato de Locação/Arrendamento (rural) com firma reconhecida e documento que comprove que o Locador é proprietário do imóvel (IPTU, Escritura Publica ou outro documento que conste a matrícula do imóvel);
b) Em se tratando do proprietário: Escritura Pública ou Contrato de Compra e Venda com firma reconhecida e IPTU em vigor.

Prazo para Atendimento da Ligação
O prazo para a ligação de uma unidade consumidora consiste de duas etapas: a vistoria e a ligação (propriamente dita), segundo a Resolução Normativa ANEEL 414/2010.

Área Urbana: 03 (três) dias úteis para vistoria (art. 30) e 02 (dois) dias úteis para efetiva ligação (art. 31).
Área Rural: 05 (cinco) dias úteis para vistoria (art. 30) e 02 (cinco) dias úteis para efetiva ligação (art. 31).

Ressarcimentos

Como solicitar ressarcimento relativo a danos causados em aparelhos elétricos devido a falhas no sistema?

O consumidor solicitante/representante legal poderá preencher o formulário de ressarcimento na página institucional em “serviços online ressarcimento” e aguardar o retorno da empresa. Caso não seja possível realizar pela internet, poderá fazer a solicitação no CAC (0800 722 7272) ou no atendimento presencial. A solicitação deve ser feita apenas pelo titular da UC.
IMPORTANTE: Não faça encaminhamento de equipamentos danificados para conserto antes de solicitar o ressarcimento para a distribuidora.

Troca de Classificação

Quais documentos são necessários para alterar a classificação como produtor rural?

O consumidor deverá apresentar cópia da escritura de propriedade; documento de identificação do produtor rural; ficha de inscrição estadual ou o Pedido de Atualização Cadastral (PAC); nota de produtor rural e Imposto Territorial Rural (ITR).

Troca de Titularidade

Como alterar o nome do titular da fatura?

1. Se houver ou não débitos pendentes na UC, o consumidor solicitante/representante legal deverá comparecer no atendimento presencial para a solicitação da troca de titularidade da UC e deverá apresentar/informar os documentos pessoais e documentos do imóvel, idem aos citados para pedido de ligação nova.

2. Se a UC for de responsabilidade de pessoa jurídica, o representante legal deverá apresentar os documentos de constituição da empresa, cópia de CNPJ da empresa, CPF e RG do representante legal e procuração (caso esse não seja o acionista majoritário ou proprietário da empresa).

Unidade Consumidora (UC)

O que é Unidade Consumidora?

“Unidade consumidora (UC) é definida como sendo o conjunto composto por instalações, ramal de entrada, equipamentos elétricos, condutores e acessórios, incluída a subestação, quando do fornecimento em tensão primária, caracterizado pelo recebimento de energia elétrica em apenas um ponto de entrega, com medição individualizada, correspondente a um único consumidor e localizado em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas.”