Responsabilidade socioambiental

Presente em 73 municípios do estado de Mato Grosso do Sul e participando diretamente do desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua, a Enersul reconhece que distribuir energia elétrica é, por si só, um fator imprescindível para a inclusão social.

O comprometimento com a abordagem integrada e equilibrada entre interesses econômicos, ambientais e sociais na gestão é, para a Enersul, pré-requisito de sustentabilidade.
Não se trata de optar pelo interesse econômico, social ou ambiental. Trata-se de articulá-los considerando os diferentes públicos interessados no negócio: colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, sociedade e governo.

Além de atender às leis e às normas que regem o setor elétrico, investir na melhoria da qualidade da energia fornecida, na gestão do negócio, na formação e valorização do colaborador, a Enersul busca atuar como agente de mudanças que promovam a cidadania dentro de sua área de concessão.

Fortalecer o relacionamento com as comunidades onde atua também faz parte da conduta da empresa. Isso levou a Enersul a intensificar sua atuação em Comitês e Grupos de Trabalho (GTs) que promovam o engajamento com seus diferentes stakeholders.

Na busca de melhoria contínua, a empresa sistematiza suas ferramentas de atuação socioambiental de forma a aumentar seus impactos positivos. Em 2007, foi elaborada e publicada a Política de Sustentabilidade como parte da decisão corporativa de incluir a Dimensão Socioambiental no Planejamento Estratégico.

Para dar transparência a todo este processo, a evidência voluntária de informações é feita tanto através de Relatórios de Responsabilidade Socioambiental, como por meio da exposição das práticas na Semana da Sustentabilidade, realizada anualmente.

II Semana da Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade

Com o objetivo de consolidar a cultura de responsabilidade socioambiental, maximizar as ações positivas e integrar a temática à visão do negócio, a Enersul assumiu compromissos que norteiam e promovem a atuação integrada das diversas áreas de suas empresas em prol de uma gestão responsável.

Relatórios

Ao objetivar a prestação de conta das ações da empresa e seus respectivos impactos de forma clara a transparente, abordando os aspectos econômicos, ambientais e sociais, a Rede Energia elabora desde 2005 um Relatório de Responsabilidade Socioambiental da empresa.

A partir de 2007, esse relatório consolidado da holding orienta-se pela versão G3 das Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI). Além disso, a Enersul possui relatório individual que atende ao modelo de relatório anual de Responsabilidade Socioambiental da Aneel.

Rede Energia

2010 | 20092008 |2007 | 2006 |2005

Enersul

20132012 | 2011 | 201020092008 | 2007

Investimentos Socioambientais

A Enersul, em sua Política de Sustentabilidade, assume o compromisso de viabilizar investimentos socioambientais que promovam o desenvolvimento regional, a geração de renda, o esporte e a educação. Estes investimentos se dão por meio de projetos próprios, apoio a projetos da comunidade, adesões e parcerias.

Além de utilizar recursos próprios, a empresa também faz uso de leis de incentivo fiscal e patrocina projetos através das Leis de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Fundo da Criança e do Adolescente.

Projetos Apoiados

Por meio de uma estrutura de governança da ação social e de uma Política de Sustentabilidade com compromissos orientadores, os investimentos socioambientais da Rede Energia são focados na educação, no esporte e no desenvolvimento regional.

A gestão dos investimentos socioambientais inicia-se com a identificação, a análise e o registro dos projetos propostos. A análise baseia-se em critérios predeterminados pelo Comitê de RSA que se encontram em formulários, os quais seguem os procedimentos de trâmite de documentação da empresa. Com isso, garante-se a documentação, o histórico e a transparência de todo o processo.

Saiba mais sobre os projetos apoiados acessando os relatórios.

Adesões e Parcerias

Tendo em vista o compromisso de contribuir sempre que pertinente e possível, com políticas, programas e projetos que colaborem para o desenvolvimento sustentável de sua área de concessão, a Enersul entende como estratégica e altamente relevante a sua adesão a projetos e compromissos, podendo destacar:

Participação no Grupo de Trabalho Ethos para a ISO 26000 – a futura norma internacional sobre responsabilidade social.

Através de ações concretas e de divulgação sistemática, a Rede Energia colabora com o cumprimento das Metas do Milênio, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e aderiu, em 2006, ao Compromisso Todos pela Educação, oferecendo apoio por meio da comunicação, do investimento social, da mobilização, das relações com o poder público e de recursos financeiros, com objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade da educação no Brasil.